Nenhum produto no carrinho.
Detalhes
Composição e características:
A cera de abelha é um produto fisiológico, é originada da secreção de 8 glândulas cerígenas situadas no abdome das abelhas operárias. Estas glândulas ficam ativas entre 0 130 e 180 dia de vida da abelha, para a sua elaboração as abelhas engolem e digerem o mel; transformam o alimento em gordura e, em 24 horas, já estarão fornecendo cera. A cera é expelida pelas glândulas cerígenas na forma líquida, e se solidifica somente quando entra em contato com a temperatura ambiente, as quais são secretadas em forma de pequenas escamas.
A abelha operária a desprende do seu corpo com auxílio das patas posteriores para levá-la até as suas mandíbulas. Depois a cera é amassada e triturada com outras secreções próprias das abelhas, antes de ser depositada no favo em construção. Os favos se tornam escuros por causa da saliva das abelhas, da própolis e de fragmentos deixados pelas crias por ocasião das mudas durante o seu desenvolvimento, dejeções das crias e emanações dos corpos das abelhas adultas. As abelhas necessitam consumir 6 a 7 kg de mel para secretar 1 kg de cera.
A cera é uma substância oleosa, que se solidifica em forma de lâminas delgadas, quase transparentes.Sua composição é de natureza lipidica, basicamente ácidos graxos.
É omposta por ácido cerótico e palmítico, esteres alcoólicos hidrocarbonetos, álcoois monohídricos, ácidos, ácidos hydroxy, óleos, ésteres, gordura, ceroleína, é rica em vitamina A 100g contêm 4096 U.l., contém traços de própolis (aproximadamente 6%), de pólen e diferentes pigmentos e outras substâncias. A cera tem uma estrutura cristalina granular, cuja forma de cristalização da cera depende da temperatura.
É isolante elétrico, funde a 63/64 graus centígrados, amolece a partir dos 35 graus, e tem densidade próxima da água. É muito maleável, e solúvel em gorduras, azeites, benzina, sulfeto de carbono, terebintina, éter e clorofórmio e tem densidade próxima da água.
A grande particularidade da cera de abelha é que apesar da complexidade de sua composição as suas características físicas são estáveis, possibilitando a fácil detecção de algumas fraudes assim como a identificação de sua origem geográfica.
A cera é usada pelas abelhas na construção dos favos, que servem para deposito de mel, pólem e cria.
Propriedades:
Emoliente, amaciante, moldante, impermeabilizante, cicatrizante e embelezadora, anti-inflamatória, antibacteriana Usos:
Além do uso pelas abelhas a cera serve como componente em muitos produtos feitos pelas Indústrias de
Cosméticos, medicamentos, produtos médicos e cirúrgicos, refratários, Farmacêuticas, Odontológicas,
Chocolates, Tintas, Velas, Lentes Telescópicas, Mobiliário, Depilação, Cintas Adesivas, Artigos de Couro, Moldes, Restauração de Pinturas, , velas artesanais, etc.
Na área de cosméticos, é utilizada para a fabricação de maquiagens, cremes clareadores, outros cremes, máscaras faciais e batons. A cera de abelha é um esfoliante natural magnífico (mel cristalizado, a propósito, também). Ela esfolia suavemente as células mortas da pele, poros de compensação e eliminação da poluição.
Uso medicinal:
Desde a Antigüidade a cera é usada para tratar feridas e doenças de pele. Dela são preparados doces enriquecidos com mel, fortalecendo as gengivas, a limpeza dos dentes e fortalecendo o fluxo de saliva e sucos gástricos, melhorando assim o metabolismo. Cera de abelha é usada em muitas pomadas, ataduras e velas de cura. Recentemente, cera de abelha é utilizada com sucesso em combinação com outros produtos apícolas.
Mascada pura destrói o tártaro dentário e depósitos de nicotina. Mascada com mel purifica as vias nasofaringeas e é muito eficiente nos casos de sinusite e asma do feno.
Informação Adicional
Não enviar por esses fretes | N/A |
---|